terça-feira, 25 de junho de 2013

Relatório de Atividades 2º Bimestre


PROJETO “CAMINHANDO E CANTANDO E REINVENTANDO A CANÇÃO”


No mês de junho, a  E.E. Maria de Lucca Pinto Coelho recebeu a comunidade escolar para a apresentação do Projeto “Caminhando e cantando e reinventando a canção”, uma das muitas ações realizadas dentro do Programa Reinventando o Ensino Médio.

 

O projeto foi idealizado nas aulas de  Língua Portuguesa, envolvendo todos os professores e alunos, com ênfase nas três áreas de empregabilidade. 


 







Na área de Empreendedorismo e Gestão foi trabalhado o perfil do cantor como um empreendedor; na área de Tecnologia e Informática os alunos realizaram exposição de peças de computador, analisando o seu funcionamento. 


 









Além desse trabalho, foi organizada também uma exposição  cronológica de objetos eletrônicos, mostrando a diferença entre analógico e digital. 





 Na área de Comunicação Aplicada os alunos desenvolveram o tema “A imagem do jovem na música popular brasileira entre os anos de 1960 a 2010”, apresentando diferentes trabalhos como conclusão do projeto, dentre eles, músicas e coreografias,  produção de paródias, vídeos, arte temática em grafite, elaboração de painéis, além de apresentação de trabalhos, desenvolvendo a oralidade e a argumentação. 




Durante o 1º bimestre, estudamos sobre a construção dos discursos na sociedade pós-moderna, com ênfase no comportamento do jovem contemporâneo. Para entender melhor o comportamento atual desse jovem, traçamos uma linha do tempo a partir da década de 60, tendo como objeto a música popular brasileira, assim, conseguimos a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Comunicação e Sociabilidade, História, dentre outras, da área de empregabilidade, dando vazão à criatividade e a espontaneidade dos alunos. 

 
Ao longo da história da música popular brasileira, muitos compositores procuraram definir, em suas letras, a imagem, as emoções e aspirações da juventude de sua época. Conhecer essas composições é permitir aos jovens conhecer a realidade e a fantasia que permearam o ideológico da construção discursiva de seus avós, pais, tios... permitindo, assim, compreender sua própria história.
Esperamos aparecer entre os famosos da internet, no programa da Eliana,  com esse vídeo” disseram as alunas compositoras da paródia Show do Reinventando, que fizeram um vídeo na biblioteca da escola. No youtube “As poderosas do reinventando”.


Repercussão do projeto e envolvimento da comunidade escolar





“O projeto tem sido de grande importância para a comunidade escolar” ressaltou o Coordenador do Programa Reinventando o Ensino Médio na E.E. Maria de Lucca Pinto coelho, professor Clovis Dornelas, que se disse emocionado ao ver o envolvimento dos alunos e professores da escola.


Professoras: Danielle Lacerda, Rosane Miranda e Alessandra Nery.






O evento foi prestigiado por professores da E.E. Dionísio Costa, do município de Mutum, onde o Programa também foi implantado em 2013. “Todas essas ações foram desenvolvidas dentro do Programa Reinventando o Ensino Médio,  uma proposta do Governo do Estado de Minas Gerais, que em 2014 será universalizado para as demais escolas da rede estadual que oferecem o Ensino Médio” disse o diretor Marcelo Mendes.


A chuva não estava no Programa

Durante o evento de sexta-feira (07), uma chuva que não estava no programa adiou as coreografias  e as apresentações musicais preparadas pelas professoras Sirlei Sales e Danielle Lacerda, respectivamente. A comunidade escolar terá oportunidade de assistir a esses números  e aos vídeos, nos dias 12 e 15 de junho, reservados no calendário escolar como dia “D” na Escola. Os horários serão comunicados oportunamente.



Texto: Professora Rosane Miranda Rodrigues dos Reis.
Fotos: Professora Danielle Lacerda







quarta-feira, 5 de junho de 2013

Ficha de Avaliação: Tecnologia e Informação


PROGRAMA REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

FICHA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

EXPOSIÇÃO DE PEÇAS DE COMPUTADOR

No momento de avaliar a exposição preparada pelos alunos, devem ser considerados os seguintes aspectos:
1.   capacidade de análise do material apresentado;
  1. capacidade de articulação  e desenvoltura na apresentação;
  2. organização visual da exposição.




Turma
GRUPO
Representantes
QUESITO 1
QUESITO 2
QUESITO 3
TOTAL



0  a  3
0  a  5
0  a  2
0  a  10
Tecnologia 3
1






2






3






4






5






6





Tecnologia 10
7






8






9






10






11






12






   Professor Avaliador: ___________________________________________________

Ficha de Avaliação: Comunicação na Prática


PROGRAMA REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO

FICHA DE AVALIAÇÃO DE TRABALHOS

ARTE TEMÁTICA EM GRAFITE

No momento de avaliar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos, devem ser considerados os seguintes aspectos:
  1. pertinência entre o tema  e as imagens selecionadas para ilustrar este tema;
  2. capacidade de articulação das informações apresentadas e de análise do trabalho desenvolvido;
2.  organização visual e estética dos elementos trabalhados.




Turma
GRUPO
Representantes
QUESITO 1
QUESITO 2
QUESITO 3
TOTAL



0  a  3
0  a  5
0  a  2
0  a  10
Comunicação 2
1






2






3






4






5






6






7






8






9






10






11






12






   Professor Avaliador: ___________________________________________________