quarta-feira, 5 de junho de 2013

Projeto: Caminhando e Cantando e Reinventando a Canção


ESCOLA ESTADUAL MARIA DE LUCCA PINTO COELHO



PROGRAMA REINVENTANDO O ENSINO MÉDIO



PROJETO:

CAMINHANDO E CANTANDO
E REINVENTANDO A CANÇÃO

A IMAGEM DO JOVEM
NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ENTRE OS ANOS 1960 A 2010







 



 





MANHUAÇU – MINAS GERAIS
MAIO DE 2013









 






A IMAGEM DO JOVEM NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
 ENTRE OS ANOS 1960 A 2010



Problematização: Ao longo da história da música popular brasileira, muitos compositores procuraram definir, em suas letras, a imagem, as emoções e aspirações da juventude de sua época. Conhecer essas composições é permitir aos jovens conhecer a realidade e a fantasia que permearam o ideológico da construção discursiva de seus avós, pais, tios... permitindo, assim, compreender sua própria história.


Justificativa: Todas as classes sociais deixam as marcas de sua visão de mundo, dos seus valores e crenças, de sua ideologia, no uso que fazem da linguagem. Através da música, a compreensão dessas marcas pode ser alcançada de maneira interessante e envolvente para os alunos. Ao percebermos esse conjunto de valores e crenças a partir dos quais julgamos a realidade na qual estamos inseridos, tomamos consciência do quanto nosso filtro ideológico pode estar carregado de preconceitos dos quais até então não nos dávamos conta. Trazer à tona essa discussão se faz importante nesse sentido.


Objetivo: Espera-se, ao final desse estudo, que os alunos sejam capazes de identificar os fatores constitutivos de uma formação ideológica, identificando essas marcas nas várias manifestações da linguagem, em especial, na música, compreendendo a natureza social do discurso e a constituição da vida social pela comunicação.


Ações:

- Pesquisa e análise de dados

- Elaboração de um painel
. Organizar cronologicamente a apresentação dos textos, para permitir que o leitor do painel possa acompanhar as mudanças ideológicas e discursivas ao longo do período de tempo considerado.
. Identificar cada música escolhida (título, compositor, ano de composição)
. Transcrever a letra da música, destacando os temas e termos correspondentes à formação ideológica por ela representada.
. Fazer um quadro analisando, brevemente, essa formação ideológica e explicitando a relação entre a música escolhida e a imagem escolhida para complementá-la.

- Apresentação do painel
.  No dia 07 de junho, a partir das 18 horas, haverá apresentação dos vários painéis resultantes do trabalho de cada turma, que serão expostos para visitação de toda a comunidade escolar. Representantes dos vários grupos deverão expor oralmente o resultado da pesquisa realizada e também esclarecer as possíveis dúvidas que surjam por parte dos visitantes da exposição.



Interdisciplinaridade com demais áreas de empregabilidade:


COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE 1 – Apresentação de painéis
COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE   2 – Arte temática em grafite
COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE   3 -  Dança
COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE   9 e 12 -  Dança
TECNOLOGIA E INFORMATICA 1 – Apresentação de painéis
TECNOLOGIA E INFORMATICA  2 e 13 – Exposição cronológica de equipamentos eletrônicos
TECNOLOGIA E INFORMÁTICA 3  e 10 – Exposição de peças de computador
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO 1, 2 e 11 – Explanação com cartazes (visão empreendedora do cantor)



Interação com demais turmas e disciplinas:

            A apresentação musical, bem como os números de dança, contará com a participação de alunos de diferentes turmas e séries do ensino médio, contemplando os turnos matutino e noturno.

Os professores de Língua Portuguesa poderão desenvolver com os alunos do ensino médio durante a primeira semana de junho, a atividades propostas no Capítulo 22 – Discurso e Texto, do livro de Português: contexto, interlocução e sentido. Vol 1.  da editora Moderna. O trabalho realizado ao longo do referido capítulo favorece o desenvolvimento das habilidades[1] H1, H13 e H22, da matriz do Enem 2009, além de ativar o conhecimento prévio dos alunos para uma melhor interação no momento da apresentação dos trabalhos.

 



[1] H1 - Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.





Professores responsáveis:

Alessandra Nery
Edvaldo
Élio
Ezequias
Danielle
Nayara
Paulo Bragança
Ricardo
Rosane Miranda
Sirlei


Coordenação:
Clóvis Dornelas


Supervisão:
Cidinha

Vice-Direção:
Ivone

Direção:
Marcelo Mendes



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