ESCOLA ESTADUAL MARIA
DE LUCCA PINTO COELHO
PROGRAMA REINVENTANDO
O ENSINO MÉDIO
PROJETO:
CAMINHANDO E CANTANDO
E REINVENTANDO A
CANÇÃO
A IMAGEM DO JOVEM
NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA ENTRE
OS ANOS 1960 A 2010
MANHUAÇU – MINAS GERAIS
MAIO DE 2013
A IMAGEM DO JOVEM NA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
ENTRE OS ANOS
1960 A 2010
Problematização: Ao longo da história da música popular brasileira,
muitos compositores procuraram definir, em suas letras, a imagem, as emoções e
aspirações da juventude de sua época. Conhecer essas composições é permitir aos
jovens conhecer a realidade e a fantasia que permearam o ideológico da
construção discursiva de seus avós, pais, tios... permitindo, assim,
compreender sua própria história.
Justificativa: Todas as classes sociais deixam as marcas de sua
visão de mundo, dos seus valores e crenças, de sua ideologia, no uso que fazem
da linguagem. Através da música, a compreensão dessas marcas pode ser alcançada
de maneira interessante e envolvente para os alunos. Ao percebermos esse
conjunto de valores e crenças a partir dos quais julgamos a realidade na qual
estamos inseridos, tomamos consciência do quanto nosso filtro ideológico pode
estar carregado de preconceitos dos quais até então não nos dávamos conta.
Trazer à tona essa discussão se faz importante nesse sentido.
Objetivo: Espera-se, ao final desse estudo, que os alunos
sejam capazes de identificar os fatores constitutivos de uma formação
ideológica, identificando essas marcas nas várias manifestações da linguagem,
em especial, na música, compreendendo a natureza social do discurso e a
constituição da vida social pela comunicação.
Ações:
-
Pesquisa e análise de dados
-
Elaboração de um painel
.
Organizar cronologicamente a apresentação dos textos, para permitir que o
leitor do painel possa acompanhar as mudanças ideológicas e discursivas ao
longo do período de tempo considerado.
.
Identificar cada música escolhida (título, compositor, ano de composição)
.
Transcrever a letra da música, destacando os temas e termos correspondentes à
formação ideológica por ela representada.
.
Fazer um quadro analisando, brevemente, essa formação ideológica e explicitando
a relação entre a música escolhida e a imagem escolhida para complementá-la.
-
Apresentação do painel
. No dia 07 de junho, a partir das 18 horas,
haverá apresentação dos vários painéis resultantes do trabalho de cada turma,
que serão expostos para visitação de toda a comunidade escolar. Representantes
dos vários grupos deverão expor oralmente o resultado da pesquisa realizada e
também esclarecer as possíveis dúvidas que surjam por parte dos visitantes da
exposição.
Interdisciplinaridade com demais áreas
de empregabilidade:
COMUNICAÇÃO
E SOCIABILIDADE 1 – Apresentação de painéis
COMUNICAÇÃO
E SOCIABILIDADE 2 – Arte temática em
grafite
COMUNICAÇÃO
E SOCIABILIDADE 3 - Dança
COMUNICAÇÃO
E SOCIABILIDADE 9 e 12 - Dança
TECNOLOGIA
E INFORMATICA 1 – Apresentação de painéis
TECNOLOGIA
E INFORMATICA 2 e 13 – Exposição cronológica
de equipamentos eletrônicos
TECNOLOGIA
E INFORMÁTICA 3 e 10 – Exposição de
peças de computador
GESTÃO
E EMPREENDEDORISMO 1, 2 e 11 – Explanação com cartazes (visão empreendedora do
cantor)
Interação com demais turmas e
disciplinas:
A apresentação musical, bem como os
números de dança, contará com a participação de alunos de diferentes turmas e
séries do ensino médio, contemplando os turnos matutino e noturno.
Os professores de Língua Portuguesa poderão desenvolver com os alunos do ensino médio
durante a primeira semana de junho, a atividades propostas no Capítulo 22 –
Discurso e Texto, do livro de Português: contexto, interlocução e sentido. Vol
1. da editora Moderna. O trabalho
realizado ao longo do referido capítulo favorece o desenvolvimento das
habilidades[1]
H1, H13 e H22, da matriz do Enem 2009, além de ativar o conhecimento prévio dos
alunos para uma melhor interação no momento da apresentação dos trabalhos.
[1] H1 - Identificar as diferentes
linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos
sistemas de comunicação.
H13 - Analisar as diversas produções artísticas como meio de explicar
diferentes culturas, padrões de beleza e preconceitos.
H22 - Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e
recursos linguísticos.
Professores responsáveis:
Alessandra Nery
Edvaldo
Élio
Ezequias
Danielle
Nayara
Paulo Bragança
Ricardo
Rosane Miranda
Sirlei
Coordenação:
Clóvis Dornelas
Supervisão:
Cidinha
Vice-Direção:
Ivone
Direção:
Marcelo Mendes
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