quarta-feira, 1 de maio de 2013

Programa Reinventando o Ensino Médio


A Escola Estadual Maria de Lucca Pinto Coelho encontra-se inserida no Programa Reinventando o Ensino Médio  e oferece em seu currículo as seguintes áreas de empregabilidade:


Área de Empregabilidade: Tecnologia da Informação
A proposta de estrutura curricular para a área de empregabilidade Tecnologia da Informação do Reinventando o Ensino Médio busca instrumentalizar o aluno para que possa entender e classificar computadores; conhecer a história de evolução de diferentes modelos computacionais; ser capaz de explicar e dar exemplos dos conceitos de informática e computação etc. Dentre as diversas habilidades a serem desenvolvidas nos campos de informática e computação os alunos deverão ser capazes de  reconhecer as partes funcionais de um computador (CPU/ memória/periféricos de entrada de dados/periféricos de saída de dados); reconhecer a função de algumas teclas; entender Bit, Byte e Unidades de medidas; ter visão geral das partes de um computador e suas finalidades, diretórios e arquivos, tipos de arquivos e extensões comuns. Ter a capacidade de reconhecer problemas e a natureza dos problemas com computadores.


 Área de Empregabilidade; Empreendedorismo e Gestão
A proposta de estrutura curricular para a área de empregabilidade Empreendedorismo e Gestão do Reinventando o Ensino Médio busca trabalhar conteúdos e processos pedagógicos que devem instrumentalizar os alunos para se ter uma visão geral da administração e da gestão de negócios, em especial, de empreendimentos de pequeno porte.
O conteúdo objetiva possibilitar o desenvolvimento de habilidades de gerenciamento e empreendedoras dos alunos, na vida social e no trabalho; refletir sobre o campo dos negócios, tendo em vista diversas atividades econômicas; preparar os alunos para a vida social cotidiana, contribuindo para alavancar processos de igualdade social, para o compartilhamento do conhecimento e para o favorecimento de processos de aprendizagem.


Área de Empregabilidade: Comunicação Aplicada
Os conteúdos e processos pedagógicos da área de Comunicação Aplicada devem instrumentalizar os alunos para a elaboração de produtos comunicativos de pequena complexidade (sites, gerenciamento de perfis em redes sociais, elaboração de folder etc.), para atender a demandas de coletivos locais, instituições e comércio da região e vizinhanças. A internet é uma referência central para o desenvolvimento da proposta, como suporte de práticas conversacionais, como espaço de divulgação e de mobilização social.
O currículo da Comunicação Aplicada também valoriza o contato dos alunos com espaços educativos da cidade, como museus, exposições artísticas, teatros e cinemas, como forma de apropriação do espaço urbano, de aproximação com outras linguagens comunicativas e de acesso ao conhecimento.
O campo profissional da comunicação abrange muitas categorias: são jornalistas, publicitários, relações públicas, radialistas, produtores gráficos, produtores de vídeo, editores, técnicos ligados ao audiovisual, web designers, e muitas outras. O conhecimento dos processos de trabalho desses profissionais poderá ser muito útil para orientar os estudos daqueles que quiserem seguir uma carreira nessa área.
 

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