quarta-feira, 1 de maio de 2013

Relatório de Atividades - 1º Bimestre de 2013 COMUNICAÇÃO E SOCIABILIDADE


Nesse começo de Programa, as atividades foram mais voltadas para a reflexão sobre o comportamento do homem na sociedade pós-moderna. Dois textos iniciaram nossas discussões: “Geração nem-nem” publicado no Estado de Minas, em 28 de junho de 2009, por SANTANNA, A. R; e o texto do professor e antropólogo  Luiz Martins “Fazer o que gosta ou gostar do que faz?”  ambos discutindo questões sobre a maturidade do jovem e sua relação com o presente e o futuro.
A partir daí, demos início às atividades e conteúdos propostos pelo Reinventando. Num primeiro momento, assistimos ao vídeo Pós-Modernismo “I can get NO satisfaction!”  uma apresentação de mestrado da PUC-SP sobre as características do mundo Pós-Moderno e, assim, fizemos a introdução da 1ª unidade da ementa de Comunicação e Sociabilidade, discutindo a constituição da vida social pela comunicação. Como texto de apoio, realizei a transcrição de uma vídeo palestra do professor Luis Felipe Pondé: "O diagnóstico de Zygmunt Bauman para a Pós-Modernidade". O texto facilitou a introdução e a abordagem do tema, trazendo à discussão as principais características que diferenciam  modernidade e  pós-modernidade. Como atividade prática, os alunos realizaram a análise de propagandas e anúncios, buscando nesses discursos as marcas  ideológicas que subjazem aos textos, e se concretizam em linguagem verbal e não-verbal. 
Como membros de uma sociedade, tomamos contato com a formação discursiva própria do nosso grupo social. Ela se torna a base dos discursos que construímos, mesmo que não tenhamos consciência disso. A fim de identificar os temas e os termos correspondentes à formação ideológica e discursiva da imagem do jovem na música popular brasileira e suas principais mudanças ao longo das últimas décadas, os alunos foram incentivados a selecionar músicas e imagens que retratam o perfil do jovem entre os anos 1960 e 2010. O resultado da pesquisa foi apresentado num painel, organizado cronologicamente, para permitir ao leitor acompanhar as mudanças  ao longo do período de tempo considerado. Esse material será apresentado posteriormente, numa exposição dos melhores painéis resultantes do trabalho de cada turma. Representantes dos vários grupos deverão expor oralmente o resultado da pesquisa realizada e também esclarecer as possíveis dúvidas que surjam por parte dos visitantes da exposição.

Professora: Rosane Miranda Rodrigues dos Reis
Área de empregabilidade: Comunicação Aplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário