Nesse começo
de Programa, as atividades foram mais voltadas para a reflexão sobre o
comportamento do homem na sociedade pós-moderna. Dois textos iniciaram nossas
discussões: “Geração nem-nem” publicado no Estado de Minas, em 28 de junho de
2009, por SANTANNA, A. R; e o texto do professor e antropólogo Luiz Martins “Fazer o que gosta ou gostar do
que faz?” ambos discutindo questões
sobre a maturidade do jovem e sua relação com o presente e o futuro.
A partir daí, demos
início às atividades e conteúdos propostos pelo Reinventando. Num
primeiro momento, assistimos ao vídeo Pós-Modernismo “I can get NO
satisfaction!” uma apresentação de
mestrado da PUC-SP sobre as características do mundo Pós-Moderno e, assim,
fizemos a introdução da 1ª unidade da ementa de Comunicação e Sociabilidade,
discutindo a constituição da vida social
pela comunicação. Como texto de apoio, realizei a transcrição de uma vídeo
palestra do professor Luis Felipe Pondé: "O diagnóstico de Zygmunt Bauman para a
Pós-Modernidade". O texto facilitou a introdução e a abordagem do tema, trazendo
à discussão as principais características que diferenciam modernidade e pós-modernidade. Como atividade prática, os
alunos realizaram a análise de propagandas e anúncios, buscando nesses
discursos as marcas ideológicas que
subjazem aos textos, e se concretizam em linguagem verbal e não-verbal.
Como membros
de uma sociedade, tomamos contato com a formação discursiva própria do nosso
grupo social. Ela se torna a base dos discursos que construímos, mesmo que não
tenhamos consciência disso. A fim de identificar os temas e os termos
correspondentes à formação ideológica e discursiva da imagem do jovem na música popular brasileira e suas principais mudanças
ao longo das últimas décadas, os alunos foram incentivados a selecionar músicas
e imagens que retratam o perfil do jovem entre os anos 1960 e 2010. O resultado
da pesquisa foi apresentado num painel, organizado cronologicamente, para
permitir ao leitor acompanhar as mudanças ao longo do
período de tempo considerado. Esse material será apresentado posteriormente,
numa exposição dos melhores painéis resultantes do trabalho de cada turma.
Representantes dos vários grupos deverão expor oralmente o resultado da
pesquisa realizada e também esclarecer as possíveis dúvidas que surjam por
parte dos visitantes da exposição.
Professora: Rosane
Miranda Rodrigues dos Reis
Área de
empregabilidade: Comunicação Aplicada
Nenhum comentário:
Postar um comentário